Paróquia São João Paulo II - Gameleira - Goiás


A história do Distrito de Mocambinho é antiga. Ainda nos falta muitos dados históricos de sua origem. Pretendemos na medida do possível coletá-los e acrescentá-los a esta página. Contudo, até o presente momento colocaremos o que conseguimos encontrar.
Conta-se que já por volta de 1880 havia alguns moradores no local. Dentre estes o casal Antônio Moreira e sua esposa Mariana. Os dois tinham uma filha que desde criança sofria com recorrentes desmaios. Por conta desta comorbidade o casal se propôs em fazer uma novena a Santo Antônio na esperança de que a filha (Maria das Graças Moreira) fosse curada.
Santo Antônio interveio e a cura foi alcançada. Na alegria desta conquista o pai de Maria das Graças ofereceu um alqueiro do terreno que possuía para que fosse construída uma capela dedicada a Santo Antônio.
Antes que a igreja fosse construída as pessoas da região se reunião com certa frequência para rezar o Rosário na casa dos pais de Maria das Graças. Depois que estes faleceram, Maria das Graças já casada e morando na mesma casa continuou a receber as pessoas para rezar. Até então a igreja ainda não tinha sido construída.
Porém, como o número de pessoas aumentou e a casa de Maria das Graças já não comportava tanta gente, a dona Zolica e o seu esposo Manoel da Cunha tomaram a frente para que a capela fosse construída (não temos a data desta primeira construção).
Esta primeira capela era um ranchinho coberto com folhas de Indaiá e paredes de pau-a-pique. Tinha sido construída no local onde hoje se encontra a praça em frente a atual capela.
Depois de alguns longos anos construíram outra capela no local onde hoje está a atual.
Ao passar dos anos, além da imagem de Santo Antônio também foram acrescentadas as imagens de São Sebastião, São Pedro, e Nossa Senhora Aparecida. Todas doadas por algum fiel da comunidade.
(Fonte: senhor Jassé de Souza Magalhães, morador e fiel da comunidade).