Paróquia São João Paulo II - Gameleira - Goiás


Comunidade Nossa Senhora de Fátima
Conta-se que no ano de 1960 a filha da dona Sebastiana Abadia sofria com fortes dores de cabeça e ouvido. Depois de muitas tentativas junto aos médicos e sem resultados, por fim, recorreram a intercessão de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida. Milagrosamente suas preces foram atendidas e a menina, sua filha ficou livre dos males.
Assim, no ano seguinte, em 1961, a dona Sebastiana organizou uma festa para celebrar São Sebastião e Nossa Senhora, pela graça recebida. Durante os nove dias da novena a Comunidade se reuniu para rezar e foram feitos leilões e ofertar votivas. O valor arrecadado foi doado a uma paróquia que tem São Sebastião como padroeiro (não sabemos qual foi).
Durante muitos anos dona Sebastiana organizou o novenário e festa.
No ano de 1985, dona Sebastiana pediu para que sua filha tomasse frente da organização, haja visto que a beneficiada com a promessa foi ela. Esta, organizou a festa por dois anos, e dois delegou a função para os coordenadores da Comunidade da região do Mutirão. Por um tempo, os coordenadores optaram por fazer a Novena cada dia na casa de algum dos moradores da região.
No ano de 1990, conta-se que o senhor Honório, apelidado de Lico, viu junto ao pároco de Silvânia, e este incumbiu um Ministro da Eucaristia para presidir uma Celebração da Palavra uma vez por mês na Comunidade. O Ministro tinha por nome José Antônio. Neste tempo assumiu a coordenação da Comunidade a senhora, Lazara Lemes. Que por sua vez é neta da dona Sebastiana a pioneira da Comunidade.
No ano de 1993, o senhor Lico veio a falecer. Na ocasião, ocorreu de pedirem para que um dos padres da paróquia de Silvânia viesse celebrar a Eucaristia todos os meses. Com a mudança, dona Lazara passou a coordenação para o senhor Raimundo (conhecido pelo apelido de Didi) e dona Izeldina (Zilda). Estes, coordenaram por quatro anos. As celebrações aconteciam na sua residência.
No ano de 2001, assumiu como pároco de Silvânia, o padre João Norberto. Por esta ocasião, a Comunidade realizou sua primeira Assembleia no dia 14 de outubro deste ano supracitado. Nesta reunião, a Comunidade elegeu como coordenadora a senhora Joana Dark. Joana, ficou como coordenadora durante três anos. Assumindo seu cargo a dona Luiza Ozorio.
Por volta do ano de 2007, a Comunidade ganhou uma imagem de Nossa Senhora de Fátima originária de Fátima, Portugal. Os doadores foram: Cláudia Oliveira da Silva e Elder Oliveira da Silva.
A primeira Missa celebrada na Capela atual, aconteceu no dia 16 de agosto de 2009. Presidiu a Eucaristia o padre Guilherme.
A construção chegou aos detalhes finais dez anos depois, isto é, em 2019. A Capela do Santíssimo ficou pronta no ano seguinte. No dia 17 de julho de 2020, padre Renni acompanhou a deposição do Santíssimo no Sacrário.